1880 Visualizações |

Jóia, semi-jóia ou bijuteria? Qual é a diferença?

A quantidade de metais nobres – ouro, prata, platina – usados na produção de uma peça define se ela é uma jóia, uma semi-jóia ou uma bijuteria.

As jóias são produzidas exclusivamente com metais nobres com ouro, prata ou platina e são feitas par durar para sempre!

As semi-jóias são produzidas com uma liga de metal que pode conter ferro, latão, cobre e outros. Elas são revestidas (folheadas) por um metal nobre (ouro, prata, ródio ou platina) e a espessura deste revestimento é que faz toda a diferença. No caso das semi-jóias, a espessura é de 10 microns, o que confere uma alta durabilidade à peça. Ela mantém a sua cor e o seu brilho inalterados por muito mais tempo.

As bijuterias também são produzidas com uma liga de metal e podem ser revestidas (folheadas) por um metal nobre porém a espessura é de 3 microns. Com isso, ela perde rapidamente a sua cor e o seu brilho, e demanda uma maior manutenção. Para isso, tenha sempre em casa o pano para polir bijuterias. É um produto fácil de ser encontrado, de baixo custo, e que dá uma maior sobrevida à peça.

As bijuterias também podem ser revestidas com tintas que imitam o efeito dourado ou prateado. Normalmente, descascam rapidamente e não permitem nenhum tipo de manutenção.

Sinal de alerta!

Outros fatores devem ser considerados ao se adquirir uma semi-jóia ou uma bijuteria, como a presença de níquel, cádmio e chumbo em sua composição. O níquel é altamente alergênico, sendo responsável por dermatites alérgicas de contato. O chumbo e o cádmio são associado a várias doenças graves, incluindo o câncer, e o seu uso foi proibido, ou pelo menos regulamentado, em vários países. No Brasil, a Anvisa “não vê ainda a necessidade de regulamentar o assunto”.

Especialistas alertam para o perigo de se deixar crianças usarem bijuterias sem critério algum. O simples fato de levar à boca uma destas peças com cádmio ou chumbo pode acarretar doenças sérias, incluindo problemas cerebrais e câncer.

Uma alternativa segura é permitir somente o uso de peças feitas em aço inoxidável ou aço cirúrgico. Estas peças não oxidam, são antialérgicas e não riscam.

E como verificar isso tudo na hora da compra?… Algumas dicas que podem te ajudar:

. Uma peça leve demais certamente não contem nenhum metal nobre. Barata demais também não…

. Como saber se a peça foi revestida com 3 microns ou 10 microns de ouro? Perguntando ao vendedor! Se ele não souber responder, provavelmente, é porque o revestimento é de qualidade inferior.

. As lojas virtuais de semi-jóias geralmente indicam, nas especificações da peça, a sua composição e a espessura do banho. Se não estiver especificado que a peça é livre de níquel, de chumbo e de cádmio… é porque não é! Fique atenta!

 

Salvar