546 Visualizações |

A prata conquista o mercado de luxo

Anel em prata com Topázio azul

Anel em prata com Topázio azul – autoria desconhecida

Uma boa nova para quem procura jóias modernas, com design exclusivo e acabamento impecável, a um preço acessível… a prata volta a ocupar um merecido lugar de destaque nas joalherias de toda a Europa.

Nas últimas décadas, as mulheres tinham olhos somente para as peças em ouro. Para ser uma jóia, tinha que ser em ouro. E a prata foi sendo usada somente em peças artesanais, criadas e comercializadas para um público alternativo. Hoje na Europa, uma ampla variedade de jóias em prata, que unem design e preços acessíveis, ocupa as principais vitrines das joalherias.

Uma peça em prata pode ser considerada uma jóia?

O público brasileiro ainda estranha um pouco esta tendência e se pergunta: “uma peça em prata pode ser considerada uma jóia?”. Sim! A quantidade de metais nobres usados na produção da peça definem se é uma jóia, uma semi-jóia ou uma bijuteria.

As jóias são produzidas exclusivamente com metais nobres como ouro, prata ou platina.

As semi-jóias são produzidas com uma liga de metal e revestidas (folheadas) por um metal nobre. A espessura deste revestimento é que faz toda a diferença. No caso das semi-jóias, a espessura é de 10 microns, o que confere uma alta durabilidade à peça. As bijuterias podem ser revestidas (ou não) por um metal nobre porém a espessura é de 3 microns.

E no Brasil?

A febre pelas pulseiras Pandora colaborou com a retomada das peças em prata no Brasil, embora o seu posicionamento no mercado não tenha sido como uma jóia.

A lendária joalheria Tiffany & Co apostou nesta tendência e hoje oferece uma ampla variedade de jóias em prata para o público jovem. A Vivara, de olho neste público, também embarcou nesta tendência e lançou várias coleções.

A PIÙ LIBERA acaba de lançar a coleção MOODS COLLECTION. Seguindo o conceito de jóias colecionáveis, a coleção é composta por peças em Prata 925 com banho de Ródio e pedras naturais lapidadas com exclusividade por Wanderley Lopes Ferreira.

 

Bracelete em prata Tiffany & Co, coleção Paloma Picasso.

Bracelete em prata Tiffany & Co, coleção Paloma Picasso.

Bracelete em prata com safiras brancas

Bracelete em prata com safiras brancas da joalheria Breuning

Anel em prata com detalhe em ouro e Topázio da Janis Kerman

Anel em prata com detalhe em ouro e Topázio da designer Janis Kerman.

Acabamentos em Prata

A Prata permite vários tipos de acabamento.