3990 Visualizações |

Lenço, echarpe, foulard, pashmina, xale, qual é a diferença?

Cachecol, todo mundo sabe o que é. Mas qual é a diferença entre lenço, foulard, echarpe, pashmina, xale, manta e estola? Se é que tem diferença… Parte desta confusão se deve à mistura de idiomas. Algumas palavras em francês, outras em português, e está feita a salada!

Vamos lá, um por um:

Fonte: aliexpress.com.fr

Fonte: aufeminin.com

As echarpes são retangulares, largas e compridas e tem o tecido leve como algodão, chifon, seda ou crepe, por exemplo. Por ter o tecido fino e maleável conseguimos usar também nos dias quentes pra dar um up no visual.

É uma peça estilosa que combina com evento informais e formais, compondo com roupas básicas ou chiques. Ou seja, um coringa que você leva na sua bolsa e transforma o seu visual em segundos.

Fonte: Tendances-de-mode.com

O termo pashmina é usado para xales, mantas e lenços de lã, de forma geral. O que não é bem o uso correto, já que a pashmina autêntica é fabricada na Índia, com pêlos de cabra da região de Caxemira, entre a Índia e o Paquistão. Uma pashmina pode ser 100% de cashmere ou pode contar também seda em sua composição.

Como “xales” e “mantas” lembram vovózinhas (o que não teria problema algum!…), vamos adotar “pashmina” para falar destes lenços de lã, para evitar qualquer preconceito com este peça fundamental em qualquer guarda-roupa de uma mulher prática.

 

Fonte: www.maitaispicturebook.com

 

Fonte: theshowroomproject.fr

O lenço, também conhecido como foulard (sim, é o mesmo!) costuma ser quadrado e confeccionado em vários tecidos leves, lisos ou estampados, e no mais diversos tamanhos. Sua função não é aquecer e sim dar um charme ao seu visual.

É uma peça indispensável no guarda-roupa de qualquer mulher, porque pode ser usado de mil formas, na bolsa, no pescoço, na cintura como cinto, no cabelo e onde mais a sua imaginação permitir.

Uma roupa básica e um lenço colorido e você está pronta para qualquer programa!

 

Fonte: justthedesign.com

Fonte: www.biomidi.fr

E o que são as skinny scarf? São lenços estreitos,  faixas de tecido extremamente versáteis, porque podem ser usados de mil maneiras. Esta é a última tendência em termos de lenços.

A estola é uma faixa larga em formato retangular usada em volta dos ombros em eventos sofisticados e costumam ser felpudas com peles de animais, mas agora podemos optar por pelos “fake” os bichinhos agradecem. Em tempos de ativismo a favor dos animais, não recomendamos o seu uso. São inúmeras histórias de celebridades atacadas, por estarem usando estolas que, apesar de artificiais, pareciam verdadeiras. Melhor não arriscar…

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar