275 Visualizações |

Wanderley, o artista das pedras preciosas

Wanderley Ferreira em seu ateliê em Belo Horizonte

Wanderley Ferreira em seu ateliê em Belo Horizonte

Wanderley Lopes Ferreira pode ser um nome desconhecido pelo grande público, mas é um profissional disputado pelos grandes joalheiros na Europa.

Mineiro, não só de nascimento mas também no seu jeito de ser, Wanderley começou a aprender o ofício de lapidação com 8 anos de idade. E nunca mais parou de aprender e de ensinar. Ainda jovem, foi convidado para trabalhar em Portugal, onde tornou-se o avalista da Casa da Moeda de Portugal. Depois foi convidado a morar na França, na Alemanha, na Espanha, na Suiça…

Apesar da brilhante carreira que ele construiu, Wanderley preservou sua humildade, sua simplicidade e seu sonho de ajudar cada vez mais as pessoas carentes à sua volta.

De volta ao Brasil, começou a criar as suas próprias peças mas continuou aceitando projetos nos quais ele acredita. Um deles… o da PIÙ LIBERA!…

Wanderley Ferreira desenvolvendo a lapidação da Coleção ALLEGRIA

Wanderley Ferreira desenvolvendo a lapidação da Coleção ALLEGRIA

 

“Eu vejo a pedra de dentro pra fora.” Wanderley explica que cada pedra tem o seu ponto de luz. Por isso, um bom lapidador demora mais tempo analisando e estudando que lapidação vai valorizar mais a beleza natural daquela gema, do que lapidando a pedra.

Trabalhando com pedras há 40 anos, Wanderley observou que cada pedra causa uma sensação diferente nas pessoas. E que isso muda de pessoa pra pessoa. Ele acredita que a pedra é como um perfume: fica bom em uma pessoa e não fica bom em outra. Por isso ele recomenda que cada pessoa escolha a sua pedra, de acordo com o que ela sente.

“Minha pedra preferida? Ah! É a Turmalina Paraíba. Parece que ela tem vida própria. É encantadora!!!”.

Wanderley assina a lapidação das pedras que compõem a MOODS COLLECTION da PIÙ LIBERA. Ele desenvolveu uma lapidação especial, com um encaixe preciso na própria pedra, o que permite o desenvolvimento de peças sem o uso de garras. A pedra fica visualmente limpa e pode ser melhor admirada.

Tendência na Europa, este tipo de lapidação recebeu o nome de Candie ou Sweetie, por lembrar o formato de balas. As pedras adquirem um ar divertido, jovial e moderno.

 

MOODS COLLECTION

MOODS COLLECTION