2017 Visualizações |

A importância do banho de Ródio nas jóias

 

Platina

Existem vários tipos de banhos especiais para tratar jóias e semijoias e garantir um acabamento diferenciado e luxuoso. Além dos conhecidos banhos de Ouro e Prata, o banho de Ródio tem se tornado cada vez mais popular como nova alternativa para criar peças interessantes e que fujam do senso comum.

O Ródio é um elemento químico que pertence ao grupo da Platina. Por ser muito resistente e brilhante, ele é muito apreciado entre os joalheiros. É o metal nobre mais caro do momento!

Uma liga metálica que é normalmente opaca e amarelada, ao ser banhada com Ródio, ganha intenso brilho e vida. Além disso, o Ródio garante a proteção de suas joias e semijoias  protegendo-as contra riscos de manchas que podem vir a danificá-las.

O banho de Ródio é feito em uma cuba de vidro contendo um líquido que é uma mistura de água, ácido sulfúrico e sulfato de Ródio. No fundo, é colocada uma placa de Platina, que vai colaborar com o processo químico para que o Ródio seja fixado na joia.

Embora o banho não seja eterno — pois é suscetível a sofrer a ação abrasiva dos produtos de limpeza — o Ródio garante a proteção de suas joias e semijoias, protegendo-as contra riscos e manchas que podem danificá-las.

Como o Ródio é um produto caro, por vezes, alguns fornecedores fazem um banho de Níquel e depois um banho de Ródio, aplicando uma camada mais fina. Este procedimento pode causar reações alérgicas em algumas pessoas, sensíveis ao Níquel.

As jóias Più Libera recebem banho de Ródio puro. Dessa forma, garantimos para as nossas clientes a compra de uma peça com aparência impecável, qualidade e durabilidade.

MOODS COLLECTION

 

Leia mais:

. Como funciona a energia dos cristais?

. Wanderley, o artista das pedras preciosas

Jóia, semi-jóia ou bijuteria? Você sabe qual é a diferença?